Vantagens e o que precisa para ser um

Num mercado em constante evolução, o consultor imobiliário surge para orientar compradores, vendedores e investidores nas complexidades deste setor dinâmico. Neste artigo explicamos o que é um consultor imobiliário e quais as funções, requisitos e vantagens associados a esta atividade para que possa considerar uma carreira no ramo imobiliário.
O que é um consultor imobiliário?
Um agente ou consultor imobiliário é um profissional que assiste os clientes na compra, venda ou arrendamento de imóveis. O consultor faz a ponte entre compradores e vendedores e atua como conselheiro nos vários processos envolvidos.
Geralmente, os consultores imobiliários recebem uma comissão, ou seja, uma percentagem do preço de venda da propriedade. Isto significa que o seu rendimento está diretamente ligado à sua capacidade de fechar um negócio com sucesso.
O que faz um consultor imobiliário?
Um consultor imobiliário ajuda os clientes tendo em conta as suas necessidades, por isso as suas funções podem variar entre:
- Identificar potenciais compradores e vendedores e representá-los nas negociações, orientando-os durante o processo de negociação e compra/venda;
- Avaliar, listar e preparar propriedades para visitas;
- Negociar preços, prazos, condições de venda e outros detalhes relevantes;
- Rever contratos e processar documentos legais, garantindo a conformidade com os regulamentos e a proteção dos interesses do cliente;
- Realizar estudos de mercado, incluindo análise dos valores de propriedade na região e identificação de oportunidades para os seus clientes;
- Desenvolver estratégias de marketing e publicidade para atrair potenciais clientes - através de anúncios, listagens online, campanhas nas redes sociais e networking, por exemplo;
- Acompanhar o cliente no pós-venda para reforçar a sua relação e criar fidelização.
O que é preciso para ser um consultor imobiliário?
Para trabalhar como consultor imobiliário em Portugal, não é necessária nenhuma formação de base ou graduação específica. Contudo, um consultor imobiliário bem-sucedido precisa de desenvolver soft skills (como empatia, comunicação, confiança e persistência) e atender a requisitos fundamentais.
1. Saber adaptar-se
A formação contínua é fundamental para se manter atualizado sobre as tendências do mercado imobiliário, mudanças na legislação imobiliária e novas tecnologias.
2. Ter uma reserva financeira
Obter uma licença, fazer formações, frequentar cursos e investir na sua marca pessoal requerem investimentos monetários, principalmente no início da atividade. Por isso, para dar o salto, é necessário estar financeiramente preparado, pois os resultados podem não ser imediatos.
3. Investir no desenvolvimento pessoal
A participação em webinars, cursos online, formações ou até mesmo escolas de mediação imobiliária contribui para melhorar competências e progredir na carreira.
4. Encontrar tempo para conectar
O consultor imobiliário deve estabelecer e manter uma rede de contactos sólida e diversificada. Os contactos incluem tanto novos clientes como colegas e profissionais do setor (corretores, advogados imobiliários, empreiteiros ou fotógrafos, por exemplo). Assim, o consultor consegue gerar oportunidades de negócio, adquirir conhecimentos atuais sobre o mercado e acrescentar valor aos seus serviços.

Quais são as vantagens de ser consultor imobiliário?
Há vários benefícios em trabalhar no ramo imobiliário, desde a liberdade profissional às recompensas pessoais.
1. Setor em expansão
Em Portugal, o setor imobiliário é um mercado promissor para novos consultores imobiliários, pois tende a permanecer em constante crescimento e oferecer oportunidades de carreira bastante atrativas.
2. Flexibilidade e autonomia
O setor imobiliário oferece oportunidades para atuar de forma independente (empreendedor), a tempo inteiro ou em part-time. Esta flexibilidade de carreira é ideal para quem quer conciliar vários trabalhos e/ou procura equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O consultor imobiliário define o seu horário de trabalho, traça o seu plano de negócios, organiza a sua agenda e cria a sua rede de contactos.
3. Sem pré-requisitos académicos e facilidade de entrada
Como vimos, a jornada de um agente imobiliário é moldada pelo seu envolvimento ativo e capacidade de construir relações.
Normalmente, os critérios de entrada nas agências imobiliárias são bastante abrangentes e pouco restritivos. Algumas empresas oferecem vagas e formação para quem deseja trabalhar neste ramo, mas (ainda) não tem experiência.
4. Crescimento e progressão profissional
O consultor tem muitas possibilidades de ascender na carreira, podendo assumir novas funções e responsabilidades com alguma facilidade.
5. Rendimentos acima da média
Sem salários estipulados, o vencimento de um consultor é proporcional aos resultados alcançados. Com o passar do tempo, as comissões tendem a crescer, permitindo alcançar ganhos acima da média.
6. Recompensa pessoal
Ajudar as pessoas a encontrar a casa dos seus sonhos ou a fazer um investimento importante pode revelar-se muito recompensador, transformando cada sucesso numa conquista pessoal.
O crescimento profissional do consultor imobiliário vem principalmente do dia-a-dia, no contacto com os clientes e nos negócios que faz. Além da aprendizagem contínua, também a flexibilidade horária, a potencialidade do setor e a satisfação pessoal se revelam vantagens de trabalhar como consultor.
Como podemos ajudar
Se quiser saber mais sobre como se tornar um consultor imobiliário, inscreva-se no nosso Desafio 21 dias e na Masterclass. A HouseClick Imobiliária dá a conhecer as principais tarefas e funções de um consultor imobiliário, para que possa começar uma carreira e alcançar liberdade de tempo e financeira.
Anexos